COMIDAS E BEBIDAS
- escolafocus
- 25 de ago. de 2023
- 3 min de leitura

A procura do mundo publicitário transformou a fotografia de comida e bebidas em uma arte altamente especializada que exige uma combinação das técnicas específicas das naturezas mortas e alguns conhecimentos de arte culinária.
Podem ser abordadas as comidas e as bebidas como se fossem qualquer tipo de natureza-morta, mas a permanente necessidade de que fiquem atraentes quando ilustram uma receita ou anunciam um o produto alimentar habituou-nos a esperar que, numa fotografia, os alimentos tenham um aspecto apetitoso quase artificial.
O principal obstáculo para que as comidas e bebidas fiquem atraentes na fotografia é a perda dos seus ingredientes fundamentais: o sabor e o aroma. A habilidade de bom fotógrafo consiste em empregar uma mistura de ambiente, preparação cuidadosa, iluminação e cor para sugerir ao observador os ingredientes que faltam.
O Ambiente
Em muitos sentidos, o envolvimento é decisivo para criar a atmosfera e o atrativo da fotografia. São poucas as fotografias de alimentos que não tem qualquer tipo de envolvimento sugestivo, ainda que seja apenas uma faca pronta para cortar. Os fotógrafos comerciais especializados em alimentos têm grandes dificuldades na preparação do envolvimento apropriado.
A maioria recorre a um estilista para alcançar o efeito.
Alguns por menores como os moinhos de madeira para pimenta, as facas próprias para o chefe de cozinha, os raminhos de ervas e muitos outros, distribuem-se no interior de uma cozinha rustica, completamente equipada com uma mesa de madeira e até uma tábua de talhante gasta pelo uso.
Ou combinam-se velas, guardanapos de tecidos finos, facas de prata e copos de vinho resplandecentes sobre uma toalha perfeita de linho, para uma mesa de casa de jantar elegante.
Um artifício habitual consiste em dispor à volta dos alimentos os ingredientes crus e os utensílios que se utilizam na preparação. Atribui-se grande valor à autenticidade. A tradição é um valor a considerar, pelo que as pessoas esperam ver os alimentos.
A PREPARAÇÃO DOS ALIMENTOS
A preparação da comida é talvez, a parte mais difícil da fotografia de culinária, e exige muito cuidado de atenção.
Os alimentos devem parecer sempre perfeitos, pelo que os fotógrafos só adquirem fruta, carne e verdura de primeira qualidade. A seguir gastam horas as escolher os exemplares sem manchas e que tenham melhor cor. O trabalho de picar e cortar devem ser meticulosos, e só deve ser efetuado pela faca correspondente.
É preciso cozer os elementos, é imprescindível contar com uma cozinha adequada. Contudo, a cozinha e a fotografia não se combinam bem, já que os líquidos, o calor e os fumos e gotículas de óleo que ficam no ar podem danificar o equipamento.
Os profissionais dispõem, em geral, de uma cozinha em separado, junto ao estúdio, com rápido acesso à zona de trabalho. Mas podem conseguir-se resultados tão eficazes se se trabalhar na extremidade de uma cozinha grande e bem ventilada.
Os alimentos têm melhor aspecto quando estão totalmente cozinhados, pelo que os fotógrafos incluem com frequência no ultimo minuto verduras quase cruas a alguns pratos, como as carnes e verduras no forno, para que de qualquer forma a cor fique perfeita.
Mas é importante que os pratos quentes pareçam quentes, e os frios pareçam frios. A zona de trabalho deve ser fresca, para que nos alimentos quentes se veja o vapor e nos frios não fiquem ressequidos nem liquefeitos. Um fundo escuro ajuda ver melhor o vapor.
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
Hashtags:
#comidas #bebidas #fotografia #arte #técnicas #naturezasmortas #arteculinária #produtoalimentar #receita #alimentos #apetitoso #sabor #aroma #fotógrafo #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enio #leite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
comidas, bebidas, fotografia, arte, técnicas, naturezas mortas, arte culinária, produto alimentar, receita, alimentos, apetitoso, sabor, aroma, fotógrafo, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, aulas de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia a distância, curso de fotografia online, aula de fotografia, enio leite
Comments